São Severino

Nome: São Severino

Nascido em: Nórica, Itália, 410

Biografia: São Severino, apóstolo de Nórica (Itália), viveu no século V, de 410 a 482, em pleno declínio do Império Romano, que estava sendo esfacelado pelas invasões bárbaras.
Nesse contexto, Severino foi capaz de enxergar, nas invasões bárbaras, o prenúncio de uma nova era que surgiria do decadente Império Romano. Sentiu-se impelido a levar a Boa Nova do Evangelho para os povos bárbaros. Entendeu rapidamente, que aqueles homens rudes e belicosos, que os romanos chamavam “bárbaros”, também eram chamados à fé. Conseguiu, de início, ganhar sua confiança, depois, o respeito e finalmente, sua devoção. Homem perspicaz e de inteligência aguçada, soube prever o resultado das ações dos homens que o rodeavam e das omissões das instituições romanas, já definitivamente debilitadas. Sua fé, sua caridade, simplicidade, entre outras virtudes, penetraram profundamente nos corações, sendo estimado e respeitado por todos.

Orações: Ó Deus, nosso Pai, nós Te pedimos que, mediante teu Espírito Santo, nos concedais o dom do discernimento, para percebermos os sinais de teu amor e de tua ação na história humana. E que, a exemplo de São Severino, sejamos capazes de exercer a solidariedade para com todos os homens, sem levar em consideração raça, cultura e religião.
Amém.
São Severino, rogai por nós.