Santa Ângela de Foligno

Nome: Santa Ângela de Foligno

Nascido em: Foligno, Itália, 1248

Biografia: Nasceu em 1248, em Foligno, na Itália, onde vivia São Francisco de Assis. Sofreu uma grande provação quando tinha 37 anos, com a morte de seus filhos, marido e pais. Reconsiderando sua vida com a dor da solidão, resolveu ingressar na Ordem Terceira de São Francisco.
Viveu uma profunda experiência mística, após a qual, seguiu o exemplo de São Francisco, na pobreza e na ajuda aos irmãos. “Junto à cruz – dizia - fiz o propósito de despojar-me de todas as coisas e me consagrei inteiramente a Deus”. Santa Ângela escreveu sua autobiografia que é tida como uma das mais preciosas obras místicas católicas produzidas na Idade Média.
Santa Ângela de Foligno morreu a 04 de janeiro de 1309. Seu túmulo, sobre o qual se realizaram muitos milagres, está na igreja do convento franciscano de Foligno.

Orações: Ó Deus, Pai e Senhor nosso, a experiência de Santa Ângela nos ensina o quanto é agradável a Vós a conversão sincera dos corações ao evangelho. Queremos deixar tudo o que em nossa vida é injustiça e egoísmo, a fim de conhecer-Vos melhor e servir-Vos em nossos irmãos, sobretudo os mais necessitados. Amém.
Santa Ângela, rogai por nós.